domingo, 11 de julho de 2010

Globalização Culinarística... Malva Pudding

Quando fomos à África do Sul, provamos uma sobremesa tradicional por lá que entrou para o nosso TOP 10 das melhores sobremesas ever: o Malva Pudding.

Comíamos num restaurante de um vinhedo em Cape Province, onde a comida era excelente. Já estávamos na sobremesa, quando o dono do restaurante, muito gentilmente, fez um prato de sobremesa com o tal pudim, levou na nossa mesa e falou: Vocês têm que provar isso!!

De ínicio, ficamos meio desconfiados, já que a aparência do Pudim não é lá muito atrativa, mas essa impressão só durou até a primeira colheirada: DIVINO!!! Engraçado é que a gente não conseguia dizer realmente do que era feito aquele doce, só sabíamos que era delicioso.

Depois disso, em todos os restaurantes que íamos, pedíamos o tal pudim.

Essa semana, o Rodrigo inventou que queria fazer a tal receita e, depois de umas olhadas no google, achei uma receita do Restaurante onde comemos o pudim pela primeira vez... o Boschendal  Wine Estate Restaurante. (super coincidência!!)

 
Fiz, deu tudo certo e ficou divino!!! Então, em prol da globalização "culinarística", compartilho a receita:

Ingredientes:

Massa:
1 xic de açúcar
1 ovo
1 colher de sopa de geléia de damasco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 xic de farinha
1 xic de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de vinagre branco (usei vinho branco, pq não tinha vinagre)

Calda:
1 xic de creme de leite fresco
120 g de manteiga
1 xic de açucar
1/2 xic de água quente

Preparo:

Na batedeira, bata o ovo e o açúcar. Acrescente o bicarbonato de sódio, o fermento, a geléia de damasco e o sal. Derreta a manteiga e misture com o leite e o vinagre. Despeje o líquido alternadamente com a farinha e misture bem. Leve ao forno médio por 45 min ou 1 hora, num recipiente coberto.  ATENÇÃO: O recipiente tem que ser coberto para que depois a massa absorva bem a calda.

Derreta os ingredientes da calda e quando a massa sair do forno despeje a calda quente em cima dela e deixe ir absorvendo aos poucos. A massa absorve toda a calda.

Bom demais!!

Ps: O ministério da Boa forma adverte: Faça essa receita apenas quando houver pessoas suficientes para comer tudo logo, caso contrário, o resultado será certamente alguns quilinhos a mais na balança.



 




Um comentário:

  1. Olá Cecília,
    Muito obrigada pela sugestão da mesa, e visita ao meu apê. Vim conhecer seu espaço e adorei!
    Beijocas

    ResponderExcluir